quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Our Generation

Eu vejo muito, pessoas da geração dos meus pais reclamarem da minha.
Eu sempre ouço que o mundo está acabando de tão poluído, que ninguém mais liga, que a política é uma vergonha, que é uma geração que não quer saber do futuro, só quer o aqui e agora, e curtir o momento. O que esses jovens vão ser quando crescer meu Deus?
Acho bonito sim, uma geração onde existia pouquíssima violência e as crianças brincavam nas ruas até as 22:00. Acho lindo que as pessoas se apaixonavam e demoravam dias pra segurar na mão da outra, e se casavam virgens (as mulheres) para preservar a intimidade e o romantismo. Acredito que isso fez com que as pessoas criassem laços mais sólidos e duradouros.
Digo sem a menor vergonha também que achava certíssimo a mulher ficar em casa, porque este era seu trabalho: Cuidar da casa, comida, filhos e marido. E não era um trabalho fácil. E elas não ganhavam tanto assim por isso.
E a diferença que fizeram em nossa tecnologia é impagável!
Mas estou aqui para defender minha geração. Uma geração que, assim como a de vocês, tem infinitos inconvenientes, mas na qual eu acredito!
A geração anterior, foi a geração que destruiu a natureza. Que usou seus recursos sem pensar no amanhã. Que esvaziava o cinzeiro do carro no bueiro da rua. Que não se preocupavam em construir empresas sustentáveis. E que podiam, ainda, tomar sol sem protetor solar, porque câncer, quase não tinha.
E a gente? Ficou com o que? Com as sobras dos recursos naturais. Existem animais que não conhecemos, pois na época de vocês era chiquérrimo usar pele verdadeira. Temos buracos em nossa camada de ozônio, porque vocês não pensaram no amanhã, e foram ambiciosos o suficiente para só pensarem em lucrar, judiando do nosso mundo.
Nós somos a geração que está tentando consertar um pouco do estrago. Que recicla, refloresta e exige um S.O.S para nosso planeta. Que briga pela paz, e que se mobiliza diante de qualquer tragédia.
A política está vergonhosa sim. Temos muito que olhar para esta lado e agir de alguma forma. Mas quem é que pintou a cara e tirou o Collor da presidência? A nossa geração! Não temos culpa que tudo virou um método fácil de estorquir dinheiro de todo um país, e hoje fica difícil provar que alguma de nossas opções de votação realmente preste.
E não vejo problema em viver o presente. Se preocupar em viver, e não sobreviver, o aqui e agora. Hoje poucas pessoas são ricas pelo seu intelecto. Inclusive os mais ricos são celebridades que saíram de uma lanchonete, sem estudar, e caíram no mundo da fama com milhões na conta.
Ressalto ainda que acho uma das coisas mais bonitas uma pessoa crescer com seu trabalho duro, suor, ou com muito conhecimento adquirido em anos de estudo e esforço. Mas hoje alguns valores se inverteram e o que dá dinheiro mesmo é entretenimento e besteirol. Então queremos ir além disso e conhecer. Conhecer outros lugares, de outras maneiras de viver. Ser parte de algo que ainda não sabemos o que é nos excita! E temos tudo tão perto, tão globalizado, que queremos vivenciar mais de perto todo esse mundo. E temos as oportunidades. E agradecemos a vcs por isso, por terem tornado este mundão tão pequeno que nos permite, com algum esforço, conhecer.
Não quero julgar nem uma, nem outra, só quero uma visão um pouco mais otimista e com menos críticas, a uma geração que, não sabemos como vai acabar, mas que está de certa maneira fazendo sua parte.

-Post inspirado na crise de Renáta
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário