quarta-feira, 14 de abril de 2010

A vida é uma novela

Ultimamente tenho acompanhado uma ou outra novela, e tenho visto histórias lindas e improváveis que acontecem com toda a naturalidade que um set de gravação com uma equipe de pelo menos doze pessoas, textos decorados e luzes artificiais podem transmitir.
Todo mundo acompanha. Todo mundo sabe os nomes dos personagens, e vivem expeculando o que vai acontecer a seguir. E com certeza, todo mundo já disse ao menos uma vez na vida: Ah, só em novela mesmo.
Isso nos traz aquela cara de paisagem e pensamentos do tipo: “Não podia ser comigo? Não podia ser verdade? “
Fiz um vale-a-pena-ver-de-novo em minha vida, e pasmem! Encontrei inúmeros “momentos novela” nela. Eles estão em todo lugar, em várias épocas da minha existência.
Quem não teve momentos Malhação? Ah...a adolescência... Aquela coisa bobinha, inocente, mas que basta estar na idade certa para levarmos tão a sério!
Já vivi momentos novela das seis. Momentos tão formais ou tão chiques que pareciam ser de outra época. Já vesti roupas de princesa para certas festas. Já tive homens pedindo permissão para o meu pai para dançar comigo. E já fui trancada na torre por minha mãe quando fui contra as leis da corte.
Momentos novela das sete nunca me faltaram! Aquela comédia estilo pastelão sabe? Já rolei escadas e caí de boca aos pés do galã. Já me apaixonei pelo vilão. Já paguei peitinho. Já corri em fuga e dei de cara em um muro. Já dei vexames por conta do alcool. Já peguei o paquera da amiga e acabou tudo bem. Só não tive um macaco pintor.
Agora, a novela das oito é que judia da gente. É o mais perto da vida real, e também a mais dramática. E momentos novela das oito passam diante de nossos olhos e fazem parte de nossas vidas o tempo todo! Brigas em família, ganância, amores proibidos, permitidos, não correspondidos. Mas a melhor descoberta pra mim, foi ver que existem sim os galãs novela das oito. Os Miguéis da vida.
Já existiu pra mim o cara que aparece do nada e cruza nossa vida como uma coincidência que com certeza estava escrito nas estrelas. Sabe o quase atropelamento que acaba em casamento? Ou o cara do trabalho que te chama para um drink e de cara já dá química? Já tive esse tipo de galã. Ele só não usava maquiagem. Que bom!
Meu galã novela das oito já fugiu comigo para uma praia quase deserta. Já entrou em casa comigo no colo quebrando tudo até chegar no quarto, explodindo de paixão. Já me olhou por horas sem dizer uma palavra. Já viu o nascer e o pôr do sol abraçadinho. Já fez sopinha quando eu estava doente. Já me mandou flores.
Meu galã já perdoou erros quase imperdoáveis. Já me abraçou quando todos esperavam um dramático tapa na cara. Já segurou meus braços enquanto eu estava em prantos, e eu posso jurar que o diretor disse: AGORA, pois ele me beijou apaixonado no momento exato para tornar aquele momento digno de último capítulo, quando tudo se encaixa perfeitamente para arrancar suspiros dos telespectadores.
Sim, a vida é uma novela. Não um filme, pois o final do filme se resume em felizes para sempre, e é difícil acreditar que o resto de uma vida será um mar de rosas só porque a protagonista finalmente se casou com o mocinho. É uma novela seguida de outra, com confusões, alegrias, polêmicas, dramas.
É uma pena que na vida não exista o “a seguir, cenas do próximo capítulo”, isso tornaria tudo tão mais fácil. Seria muito bom receber o script em casa para saber o que nos espera, se preparar. Mas aí não teria a menor graça também, assim como o fim da novela não deve ter tanta graça para os atores.
Eu, como protagonista da minha novela não deixo nada a desejar. Bonita, dramática, guerreira, dinâmica. Quase uma Helena.
Por isso vou ficar mais atenta em meus momentos novela. Vou curtir mais. Vou dar mais ibope a minha vida.

3 comentários:

  1. demaisssssssssss...reflexivo...e verdadeiro..bjooooooo prima Cá

    ResponderExcluir
  2. Bioca!!!

    Que texto mais gostoso de ler!! Com ceterza nossa vida é uma novela!!
    Adoreiiii

    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Acho que uma hora você pode realmente escrever um livro, bem legal o texto!
    Bjs

    Rafa

    ResponderExcluir